EXTRATOS DA NOSSA REUNIÃO DE 13/02/2022

 

Nosso Vice-Presidente, Acadêmico Clodomiro Bannwart Jr., procedeu
à leitura do Credo Acadêmico

Acadêmica Ludmila Kloczak 

DIRETORIA 2022/2023

A gestão da Alcal - biênio 2020/2021 – coincidiu com a pandemia. Por isso, teve que se ajustar às circunstâncias determinadas pelos protocolos sanitários para exercer suas funções, encerrar seu mandato e promover novas eleições.
A convocação para a inscrição de chapas para a eleição da nova diretoria foi lançada em 25 de novembro de 2021, através de e-mail para todos os confrades e confreiras, membros da nossa Academia. A previsão para a realização da votação seria 11 de dezembro, por via remota.
Considerando que nenhuma chapa se apresentou para concorrer na eleição, os membros da atual Diretoria se propuseram a permanecer em seus postos para o biênio 2022/2023. Com essa iniciativa, inscreveram-se visando assegurar que não houvesse interrupção nas atividades, nem na programação de eventos e demais promoções da Academia, até que a alternância de titulares possa ser efetivada na próxima eleição. Os responsáveis pelas respectivas posições são, na quase totalidade, os mesmos da atual gestão, com pequenas trocas de função:
Confrades, confreiras, convidados e visitantes!
Bem-vindos ao reinício das atividades da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina neste mês de fevereiro de 2022.
É uma reunião muito especial, pois demarca o início de uma nova gestão que fortalece a continuidade da história da Alcal. 
Ao final da gestão 2020/2021, deparamo-nos com o risco da Academia sofrer solução de continuidade, tendo em vista que não houve resposta ao chamado para inscrição de nova chapa para administrá-la. 
Sabemos que a  consolidação da nossa Academia em seu papel de promover e divulgar produções de alto padrão na Cultura e na Ciência depende da disposição de todos os membros a participar e a trabalhar. Nossa preocupação é garantir que o legado do fundador Dr. João Soares Caldas não se perca, mas siga evoluindo em qualidade e atuação de excelência. 
Nós, da Diretoria em exercício, entendíamos a importância da alternância de membros nas funções administrativas da nossa Instituição. Sabíamos que, no momento, não havia nada a fazer a respeito. Precisávamos aceitar este fato da realidade e entender que, em parte, ao longo destes dois anos, convivemos mês a mês nas nossas reuniões, mas não o suficiente para promover um engajamento nos trabalhos de manutenção da nossa Instituição. Em parte, não desenvolvemos o hábito e a prática da alternância de funções, pois não precisávamos. Nossa Academia, durante décadas, girava em torno da figura do seu fundador, com qualidade e eficiência. O seu sonho e o seu desejo  consumados para nosso conforto e alegria. Nós nos deliciávamos com o banquete, mas não nos preocupávamos com a sua preparação. 
Esta inscrição de origem, na gênese da Academia, produziu seus efeitos ao longo do tempo. Para colocar em movimento uma nova forma de relação com a Academia exige, em primeiro lugar, o reconhecimento de que seu destino está em nossas mãos. Não se trata, porém, de uma figura retórica. Alguém precisa saber como abrir e fechar as portas. Nestes dois anos, as portas se abriam e fechavam através da internet. Onde fica a vassoura? Sempre há algo para organizar, limpar, pesquisar! É preciso, inclusive, conviver com as contas. Manter a estrutura de uma Academia tem custos.
A Diretoria em exercício tivera a oportunidade de apreender os trâmites de uma gestão. Sua energia não se desgastara ao longo desses dois anos tão surpreendentes e difíceis. Descobriu que ainda possuía fé e esperança de que oferecer-se para um novo mandato visava trabalhar com mais afinco e dedicação no objetivo de comprometer todos os membros com o afeto e a paixão necessários para fortalecer e engrandecer nossa Academia. Temos uma missão a cumprir.
Aqui estamos nós, confiantes de que podemos contar com todos os membros para preservar e aperfeiçoar o relevante papel da Academia na cidade de Londrina e região.
Agradeço a atenção. Continuemos com nossos trabalhos que, espero, agradem a todos.

"Amizade"
Cantora Rafaela Mendes*
Acompanhamento: Leonardo Lorca, ao violão


* Licenciada em Música pela UEL, é cantora e regente coral, pós graduada em Coach Vocal pelo CEV (Dra. Mara Behlau), Expert em Pedagogia Vocal pelo Full Voice Singing e certificada pelo método internacionalmente reconhecido “Somatic Voicework TM” da professora americana Jeanie Lovetri. Atua como professora de Técnica Vocal há 13 anos, em Londrina/PR e região. Estudou comprofessores renomados como Jan Szot (São Paulo), Edineia Oliveira(São Paulo) e com o maestro Alessandro Sangiorgi. Foi coralista do Coro Juvenil da UEL regido por Lucy Maurício Schimidt. Atualmente é assessorada pela Vocal Coach Polyana Demori (Maringá) e por seu esposo, Gabriel Oliveira, Fonoaudiólogo e professor de canto.
No final de 2012, integrou o Coro Filarmônico de SP, para acompanhar juntamente com a Orquestra Filarmônica de SP, o cantor italiano Andrea Bocelli, em um show para 25 mil pessoas no Jockey Club/SP.
Foi membro da RCC e da Pastoral da Música, e professora pelo CEMUL da Arquidiocese de Londrina.
Em sua trajetória como cantora estudou diversos estilos, do Canto Lírico ao Canto Popular, e tem se aventurado na técnica americana “Speech Level Singing”, buscando novas possibilidades vocais, e também com os métodos “Singing Sucess” e "Somatic VoiceworkTM", e com mais respeitados nomes do Belting atual. 
Atualmente é Voice Coach Licenciada pelo renomado método Full Voice Singing. É também sócia-proprietária do grupo Trinità Música, que atua em Londrina e região no seguimento de casamentos, recepções e eventos corporativos.

"Pé Vermelho"
Declamação, de sua autoria
Acadêmica Leonilda Yvonneti Spina* 
Clique sobre a imagem para assistir


* Natural de Bragança Paulista/SP, reside em Londrina/PR desde 1964.
Professora, advogada, escritora, poetisa, trovadora, declamadora.
Sócia Correspondente da Associação de Escritores de Bragança Paulista (ASES).
Integra o Coral da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 1987. 
Trovadora atuante, durante muitos anos fez parte da União Brasileira de Trovadores (UBT), Seção/Londrina. 
Em setembro/1996 recebeu a Medalha de Prata, pela Câmara Municipal de Bragança Paulista/SP, pelos seus méritos literário e em setembro/2007 foi agraciada com
o título de Comendadora, outorgado pela Prefeitura daquela cidade.
Foi pioneira da TV Coroados, apresentando comerciais e também 
declamações no programa "Os versos mais lindos".
De 1964 a 1966 foi apresentadora de dois programas semanais na TV Coroados e apresentou na Rádio Alvorada, o programa "Chá das Cinco"; manteve coluna social nos jornais Folha de Londrina e Tribuna do Paraná.
Como declamadora, há décadas vem se apresentando em eventos
 cívicos, sociais e religiosos.
Detém dezenas de troféus, medalhas, placas e certificados, pelas classificações em Concursos nacionais e internacionais de Poesias e Trovas.  
Participou de inúmeras Coletâneas de Poesias e Trovas, de Londrina e região
 e de outros estados.
Publicou quatro livros de poesias: Folhas de Outono (1995), Girassóis (1998), Rosa dos Ventos (2000) e Veredas da Alma (2005). Em 2013 lançou ESSÊNCIA, um CD com
quinze poemas de sua autoria, declamados ao som de piano.

"Cardiologia: os caminhos que percorremos e os que vamos percorrer"
Acadêmico Marco Antonio Fabiani*

Clique sobre a imagem para assistir

* Médico cardiologista em Londrina. Publicou os livros de contos: A memória é um pássaro sem luz”, romance; “Trilhas de pau e fogo”, “Contos de Pau e Pedra”; “Histórias de um Norte tão Velho”, e  o ficcional “Um Bourbon para Faulkner”, livro que
 originou uma peça teatral de muito sucesso.
Em setembro de 2013 lançou o romance “A memória é um pássaro sem luz.”
Tem contos publicados na revista “Cult” (número 100), na revista literária “Coyote”, 
(número 21) e na “Antologia Paulista 2007” da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
Participou como coordenador editorial do volume “Caçadores de relâmpagos”, coletânea de relatos de médicos pioneiros de Londrina, editado pela UNIMED – Londrina, 
cooperativa de trabalho.


Clique sobre a imagem para assistir

"A jornada do jornalismo: desafios e perspectivas"
Jornalista Gelson Negrão*

* Gelson Negrão é natural de Andirá, norte do Paraná; 
Casado, pai de duas filhas, tem 53 anos.
A carreira começou no rádio em1981. Estreou em TV em 1992 pela TV TAROBÁ em Cascavel.
Ao longo de 16 anos na afiliada da BAND, atuou como repórter na cobertura de diferentes categorias do automobilismo brasileiro e sulamericano para BAND, SPORTV e ESPN.
Também foi diretor de jornalismo, produtor e apresentador de programas.
Como repórter esportivo participo da cobertura de 5 Copas do Mundo e 3 Olimpíadas pela Rede Paranaense de Rádio, CBN Londrina, Massa FM, TV TAROBÁ e REDE MASSA.
Se transferiu para a REDE MASSA, afiliada do SBT no Paraná, em fevereiro de 2008.
Participou da implantação do MASSANEWS.COM, o portal de notícias do Grupo Massa.
Atualmente é apresentador dos programas CIDADE ENTREVISTA e PRIMEIRO IMPACTO LONDRINA da REDE MASSA SBT.
Desde 2011 é colaborador da coluna CIDADE EM PAUTA da Rádio CBN Londrina e apresentador do programa CBN ENTREVISTA.
_______________________________________________

ENCERRAMENTO
O encerramento da reunião deu-se pela palavra 
do nosso Vice-Presidente, Clodomiro Bannwart Jr, 
que fez uma breve avaliação extremamente positiva sobre cada apresentação e agradeceu a todos os participantes que estiveram conosco "on line".
Clique sobre a imagem para assistir
________________________________________________

Textos recebidos via "chat":

From Fatima Mandelli to Everyone 11:08 AM
PARABENS 
From iPhone de Lucrecia to Everyone 11:35 AM
Caríssimos e caríssimas, cumprimento a nova diretoria e desejo vida longa a ALCAL! Cara Ludmila, aplaudo a maravilhosa gestão que se finda e acredito muito na que ora se inicia! Vc fez e continuará fazendo história na Academia, e na cultura de Londrina, como tb fizeram os presidentes que a antecederam. Todos estão de parabéns, e com seus méritos reconhecidos. Sucesso sempre! Agradecida pela oportunidade de participar desse momento histórico. Em nome da ALCA e da ALT, externo os meus cumprimentos e desejos de imenso sucesso! Viva a ALCAL! Vivam os seus acadêmicos e colaboradores!
Os meus cumprimentos, reconhecimento, admiração e simpatia são extensivos a toda a Diretoria e aos demais membros da ALCAL. Recebam o meu abraço carinhoso e desejo de um excelente domingo!
From Clodomiro Jose Bannwart Junior to Everyone 11:37 AM
Obrigado, Lucrécia. Forte abraço...
From Fatima Mandelli to Everyone 11:38 AM
GELSON NEGRÃO MEUS APLAUSOS...
From Leonilda Spina to Everyone 11:40 AM
Foi um prazer revê-la, Lucrécia!
Parabéns pela sua fala, caro Marco Fabiani!
From Roberto Bondarik to Everyone 11:40 AM
gostei muito
From iPhone de Lucrecia to Everyone 11:43 AM
Parabéns pelas profundas e maravilhosas palavras do jornalista Negrão
From Fatima Mandelli to Everyone 11:50 AM
PRESIDENTE ESTADUAL LUCRECIA. SEMPRE BEM VINDA.
From Roberto Bondarik to Everyone 11:50 AM
Fatima, a disposição também para tua rádio, gosto de microfones e podemos falar de história de cultura, de tecnologia ...
From Fatima Mandelli to Everyone 11:52 AM
COM CERTEZA PROF ROBERTO BONDARIK . GRATA. SERA NOSSO CONVIDADO PASSE O CONTATO  O MEU  FONE 999XX- 36XX
From Roberto Bondarik to Everyone 11:52 AM
43 999XX-01XX
From Fatima Mandelli to Everyone 11:53 AM
PROF CLODOMIRO UMA FALA QUE É UM BALSAMO PARA TODOS NÓS ACADEMICOS. BOM  DOMINGO A TODOS.
From Leonilda Spina to Everyone 11:56 AM
Parabéns, Gelson! Ótimas ponderações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário