Nosso Mestre de Cerimônias Jonas Rodrigues de Matos conduziu as apresentações.
O Acadêmico Clodomiro José Bannwart Jr. (na foto, com sua filha Manu)
procedeu à leitura do Credo Acadêmico.
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Coral do Instituto José Gonzaga Vieira sob a regência
do Maestro Fernando Mourão brindou os presentes
com lindas canções natalinas
(clique para ver e ouvir em tela grande)
A presidente Pilar Alvares Gonzaga Vieira cumprimenta
e agradece ao Maestro Fernando Mourão e Coral
pela apresentação e realizações musicais do ano
PALAVRA DA PRESIDENTE
A presidente da Academia, Pilar Alvares Gonzaga Vieira
___________________________________________________________________________
A Alegria
Alegria de Viver.
Alegria de amar sob todas as formas.
Alegria de servir.
Se existe uma formula, que possa colocar o homem em harmonização com o Divino e mais rapidamente que qualquer outra, ela é, sem qualquer dúvida, atitude da Alegria.
A alegria nos coloca em sintonia com a tônica própria de cada um, vibrando com elas em uníssono.
Nesta época do ano, em que todos festejam o nascimento de Jesus e o início de um novo ano, seria apropriado que nos colocássemos em harmonia com a natureza da alegria.
Primeiro, devemos purificar nossa consciência, extirpando todos os pensamentos de inimizade, inveja, ódio e ciúme. Não precisamos chegar ao ponto de voltar a outra face para aqueles que nos ofendem, mas podemos ao menos esquecer a ofensa e pensar no Amor Universal e na Bondade Universal, que nos é dada e manifestada a cada hora de nossa existência.
É nosso dever manter o amor e a tolerância em nosso coração, dirigido a todas as criaturas, e não permitir que pensamentos negativos se expressem em nossa mente.
Seja qual for nossa situação na vida, sejam quais forem nossas tribulações e problemas, sempre encontraremos motivos de alegria, se estivermos dispostos a encontrá-los.
Através da atitude da alegria e da harmonização com o Ser Maior, que dela resulta advirá uma mudança em nossas condições que aliviará nossos sofrimentos e, talvez, modifique a nossa posição na vida, inclusive, de aceitação de todos os eventos, que no momento nos parecem desastrosos, aceitando-os e enxergando-os como grandes lições.
Um sorriso de alegria leva-nos a olhar para os outros com mais respeito, mais consideração e aproximação.
A simples aceitação das condições vigentes em nossa vida, com um pouco de alegria e uma frugal prece, atrairia vibrações de nova vida.
Os caminhos de Deus nem sempre podem ser facilmente analisados pela mente finita, mas a finalidade benéfica de todas as coisas constitui, inquestionavelmente, o bem que deveremos receber e desfrutar com o espírito da Alegria.
Libertemo-nos de nossas atitudes negativas, sendo como as folhas que brotam dos caules e ramos de árvores e arbustos.
Que esta época do ano, sempre tão esperada, tempo de confraternização e esperança de um mundo melhor, seja o início do renascimento, de uma nova vida e de uma nova consciência, portadora da verdadeira harmonização Universal e do gozo de todas as boas coisas que Deus reserva para cada um de nós.
Na passagem deste Natal e de um Novo Ano que se inicia estes são nossos mais sinceros desejos: que os homens e mulheres desta era possam construir uma sociedade mais tolerante e harmoniosa e que seja a Alegria uma constante para toda humanidade.
BREVES PALAVRAS
O Acadêmico José Ruivo ocupou a tribuna para proferir breves palavras sobre o Natal e a chegada do Ano Novo...
...e o Acadêmico Maurício Fernandes Leonardo apresentou trovas muito criativas (sua especialização) alusivas às comemorações.
___________________________________________________________________________
O jantar teve como fundo musical a voz e o violão de Paulo Lima
___________________________________________________________________________
Confraternização e harmonia