Extratos da reunião de 10/02/2019

Nosso mestre de cerimônias, Jonas Rodrigues de Matos, procedeu à 
abertura dos trabalhos

Mesa diretiva, composta da presidente Pilar Alvares Gonzaga Vieira, ao centro,
ladeada pelo palestrante do dia, Rogério Alcântara Rodrigues,
e da Vice-Presidente Maria Lucia Victor Barbosa

A Acadêmica Rosa Maria de Mello Bomfim leu
o nosso Credo Acadêmico


O Amor
O amor é sem dúvida uma emoção divina, embora seja humanamente expressado e concentrado. É a mais sublime de todas as emoções que passam pela consciência humana.
Nos tempos em que vivemos, o mundo necessita de muito amor. O mundo em todos os tempos sempre necessitou de amor. O mundo sempre necessitará de amor.
O amor em sua plenitude é a suprema dádiva de Deus ao homem. Ele se constitui na benção final e característica, concedida à última e maior criação de Deus – o homem. Foi o amor que fez do homem uma imagem de seu Criador e o tornou ímpar no universo. O amor constitui a ligação eterna, indestrutível do homem com Deus.
Nas espécies inferiores do reino animal percebemos sentimentos de afeição ou estima compreensiva. Mas estes sentimentos não se assemelham, em essência ou efeito, ao sentimento de amor de que é capaz a consciência humana. 
O amor, entretanto, provém da intuição divina, da inspiração infinita, e raramente está em concordância com o raciocínio finito, do qual jamais se origina.
O amor é criativo. Aumenta em decorrência de sua expressão. Não se gasta, nem se consome. Amor gera amor, busca seu próprio poder em todas as partes e sublima-se em sua devoção.
O amor cria reações. Aperfeiçoa a pessoa que ama à proporção que sublima o ideal de seu amor. O amor do belo e pelo belo promove maior percepção de tudo que é belo. O amor pela nobreza da vida, transforma essa nobreza em sensação. O amor pelos valores espirituais, nas realizações humanas e universais, imprime o valor do espiritual em nossa compreensão.
O amor é o poder ilimitado pelo qual o homem pode governar sua vida, o mesmo poder pelo qual Deus governa o universo.
Temos muito por que expressar nossa gratidão todos os dias, todas as horas de nossa vida. A vida em si, já é uma rica benção, herança que é do amor.
O amor jamais é neutro, é sempre positivo. A ausência do amor permite que se manifestem o ódio, a inveja, o ciúme e o egoísmo.
As calamidades se abatem sobre as nações na proporção em que o amor é reprimido. O amor não pode ser restringido e continuar verdadeiro. A auto-suficiência e a auto satisfação são concepções pessoais que expressam um falso amor e geram o egoísmo.
A falta de consideração é uma negação da expressão do amor. Não agradecer, não mostrar gratidão, é uma retração do poder do amor.
A expressão do reconhecimento amplia o horizonte de reciprocidade. A gratidão verdadeira é um impulso de amor. Uma prece de agradecimento revela a expansão da consciência, coloca a alma do homem mais perto de Deus e desperta o amor no coração dos outros.
A forma mais segura de transmitir paz e felicidade a consciência de uma nação, de promover prosperidade e satisfação nas questões de um povo, é enviar ondas de amor para todas as criaturas de Deus.
O mundo está enfermo, seu corpo físico e político está em desarmonia. A dor, a tristeza e o infortúnio manifestam-se em todas as partes, mas o amor pode vencer essa desarmonia, o amor verdadeiro, universal, sem preconceitos, livre das distinções raciais.
Dia virá em que o amor será partilhado por todos, como acontece com o ar que respiramos.
Receber amor e transmiti-lo aos outros, desinteressadamente, representa o destino e a plenitude da vida.  
E como expresso na bíblia: “Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.” (I Coríntios, 13).
Pilar Alvares Gonzaga Vieira


Nosso Momento de Arte contou com a participação do Maestro Fernando Mourão e das cantoras Luana Corrêa e  Juliana Petrucci, além do percursionista Jeremias.
Clique abaixo e assista ao vídeo da canção Samba de uma nota só, de Tom Jobim, uma das músicas apresentadas. 
Programe em tela grande.



DIREITO E POLÍTICA
Acadêmico Bruno A. Sampaio Fuga
O Acadêmico, advogado e autor de vários livros abrangendo o tema do Direito, falou sobre Direito e Política, um assunto de largo espectro. Quando recebermos seu texto ou resumo da apresentação, o mesmo será inserido no site.


A "LAVA-JATO" E SEUS 
EFEITOS NA SOCIEDADE
Rogério Alcântara Rodrigues*
Transmitir conhecimento não é apenas falar o que sabe, mas inspirar novas atitudes. Nesta reunião da Academia, o agente de Polícia Federal e integrante da diretoria executiva do Sindicado dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef/PR), Rogério Alcântara Rodrigues, compartilhou um pouco do seu trabalho na Polícia Federal em palestra sobre a “Lava-Jato e seus efeitos na sociedade.
A iniciativa é consonante ao compromisso assumido pela atual gestão do Sindicato de fomentar a participação de policiais federais em eventos de formação e integração com a sociedade civil.
Rogério conta que os convites para que integrantes da carreira participem de ações como essa são frequentes, mas que a sensação de estar à frente e compartilhar um pouco do seu trabalho e de seus colegas é sempre única. “Foi bastante gratificante pois era um público bastante qualificado, exigente e a resposta foi extremamente positiva. Muitas pessoas ficaram sem poder perguntar em razão do tempo, tamanho interesse”, destacou Rodrigues.
Agente de Polícia Federal e integrante 
da diretoria executiva do Sindicado dos 
Policiais Federais do Paraná (Sinpef/PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário