Extratos da reunião de 11/09/2016

Mesa diretiva, composta pelo palestrante Dr. Jupiter Velloz Silveira,
pela presidente Leonilda Yvonneti Spina
e pela 1a. Vice-Presidente Pilar Álvares Gonzaga Vieira


A reunião teve início com o nosso Mestre de Cerimônias, Jonas Rodrigues de Mattos, que cumprimentou  os presentes e solicitou ao Acadêmico Clodomiro Bannwart Júnior a leitura do nosso Credo Acadêmico. 
______________________________

DESTAQUES ACADÊMICOS:



DIA DA PÁTRIA
Em homenagem ao dia da Pátria, ocorrido no dia 07 deste mês, a Acadêmica Leonilda Yvonneti Spina apresentou uma  Exaltação à Pátria, com declamação de trechos de letras das canções Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Minha Terra (Waldemar Henrique), Canta Brasil (David Nasser,) Hino da Independência (Evaristo da Veiga), Hino à Bandeira Nacional (Olavo Bilac) e Hino Nacional Brasileiro (Joaquim Osório Duque Estrada).
______________________________


A relação entre homem-animal na vida contemporânea

Acadêmico Wilmar Sachetim Marçal

Estudiosos acreditam que os cães surgiram da domesticação do lobo cinzento asiático há cerca de 100.000 anos. Com o passar do tempo os filhotes de lobo foram se adaptando a aproximação do homem e, assim, se tornou um animal muito dócil. Atualmente estima-se que exista no mundo inteiro aproximadamente 400 raças de cães. Eles se tornaram animais sociáveis e possuem várias características que os tornam de grande utilidade para o ser humano.
Você já se perguntou por que o cão é considerado o melhor amigo do homem?
A frase “O cão é o melhor amigo do homem” foi dita durante um julgamento feito pelo advogado americano, George Graham Vest em 1870, quando defendia a morte de Old Drum o melhor cão de caça de um fazendeiro local. Um vizinho, desconfiado que o animal andava matando suas ovelhas, deu ordens para que atirassem no cachorro, quando Old Drum foi encontrado morto seu proprietário resolveu processar o culpado. Com um belíssimo discurso George Vest ganhou a causa.
Estima-se que a importância do cão para o ser humano seja muito maior do que imaginamos. Você já deve ter escutado histórias de cães que se tornaram verdadeiros heróis ao salvarem a vida de seus donos ou defende-los até as últimas circunstâncias. Além disso, a história tem vários registros de cães prevendo tempestades, buscando sobreviventes sobre os escombros de terremotos e ajudando a polícia federal no combate as drogas. Essas atividades dos cães são possíveis porque eles possuem excelente visão, olfato e audição, são inteligentes, relativamente dóceis. A visão noturna dos cães é muito melhor que a dos humanos. O seu ângulo de visão também é mais amplo, devido aos olhos estarem ao lado da cabeça. Os cães são obedientes ao homem e possuem boa capacidade de aprendizagem. Desse modo, eles podem ser adestrados e executarem grande número de tarefas. Outra importante contribuição dos cães ao homem, é o fato de se tornarem cães-guias, sendo os olhos de uma pessoa portadora de deficiência visual. Os animais recebem um adestramento minucioso que começa quando ainda são filhotes
Nos dias atuais os cães se tornaram mais que amigos do homem. São companhias que sempre esperam a chegada das pessoas da casa para recebe-las com o abanar da cauda e latidos de alegria. Essas companhias estão sendo testadas também com sucesso em hospitais, onde os donos dos cães ficam internados por vários dias e a visita do animal, segundo os médicos, auxilia a recuperação do homem doente.
Há cães ainda treinados para serem o guia de pessoas com deficiência visual, em projetos que os preparam desde filhote. São os conhecidos cães-guias, muito importantes na inclusão de pessoas cegas ou com diminuição de acuidade visual. Também os cães são treinados para resgatar pessoas vítimas de terremotos e catástrofes pelo seu faro apurado em procurar seres humanos, vivos ou mortos. A Polícia Federal Brasileira, bem como as autoridades policiais em vários outros locais do mundo, utiliza os cães para combater o narcotráfico em portos e a aeroportos. Os animais são treinados desde pequenos e se tronam aliados na busca de drogas que tanto assolam famílias em nossos dias.  
Os cães sempre são carinhosos e demonstram grande lealdade a seu dono. Se o dono está triste o cão sente e fica ao seu lado, mesmo que agredido, a maioria deles não guardam mágoas contra o agressor, permanecendo com o mesmo carinho e obediência. Baseado nestes acontecimentos e em inúmeras situações é que os cães ficaram conhecidos como o Melhor Amigo do Homem.
Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do homem-cão. Aliás, não se tem registro de cães que tenham ódio, inveja ou mágoa. Essas particularidades são exclusivas da espécie humana. 
______________________________

MOMENTO DE ARTE



A Acadêmica e artista plástica Saide Maruch apresentou três telas de sua autoria, intituladas "Meninas na Primavera", criadas para saudar esta estação que ora se inicia. 
Ao mesmo tempo, apresentou-se um breve Jogral para ilustrar as telas, com a participação de quatro crianças do Colégio São José, de Cambé, sob a coordenação de sua diretora, a Acadêmica Aparecida de Fátima Pedrosa Mandelli, que apresentaram Meninas na Primavera de autoria da Acadêmica Leonilda Yvonneti Spina:

Colorindo as flores,  
enfeitando a vida
menina inocente
brinca com as cores, 
alegremente.

Aprende 
desde a infância
a contemplar a beleza
e a amar
o que a natureza
vem nos ofertar.

Menina consciente 
do dever        
de cuidar para colher
vai regando, 
cheia de graça, 
todas as flores 
por onde passa.

Ela percebe
que, pelo encanto e formosura,
são as flores a assinatura 
de Deus na Terra.

Meiga menina
anelados cabelos 
banhados de sol
beija a face do girassol,
como a agradecer a Deus
pela maravilha da Criação! 

Três meninas (flores em botão) 
com ternura nos ensinam
uma sábia lição.

Com gestos espontâneos 
de infantil singeleza
mostram-nos que a vida           
poderá se tornar          
mais bela e prazerosa, 
se soubermos valorizar   
o  que Deus nos oferece
de forma tão generosa!

Meninas na primavera   
transmitem-nos o exemplo 
de que devemos fazer nossa parte 
na construção 
de um mundo melhor!

Com pincéis, 
prancheta, regador,
colorindo, regando as flores
e com o beijo inocente
a expressar gratidão
revelam as doces crianças,
que elas são as esperanças
de um futuro melhor
para esta Nação.

E para o planeta 
que, com imenso amor,
legou-nos  o Divino Criador!


______________________________

PALESTRA


O palestrante principal do dia foi o Dr. Jupiter Villoz Silveira, que brindou os presentes com uma importante apresentação sobre o tema Quimiodependência.


Dr. Jupiter é gaúcho, nascido em Sant’Ana do Livramento (RS). 
Reside em Londrina (PR) desde 1972. 
Médico, endocrinologista e homeopata, ex-presidente da Associação Médica Espírita de Londrina, um dos fundadores da Casa do Caminho, 
ex-presidente e atual membro do Conselho Administrativo dessa instituição. 
É palestrante muito requisitado.  



Acadêmica Maria Aparecida de Fátima Pedrosa
entregando o certificado de participação ao palestrante


______________________________

Edital

Foi afixado à entrada da sede um Edital de Convocação dos Acadêmicos para o dia 18 de setembro, às 10 horas, no mesmo local, para: 
I - Apresentação e confirmação dos nomes dos candidatos a uma cadeira como Membros Efetivos da Academia.
II – sugestões para a alteração dos Estatutos Sociais, em atendimento à legislação vigente.
III – Sugestões para a Cerimônia de Comemoração dos 38 anos de instalação da Academia, que ocorrerá no dia 25 de novembro, à noite, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).
Aos Acadêmicos também foi enviado o edital completo com maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário