Extratos da reunião de 11/12/2016

Mesa diretiva, com a presidente LeonildaYvonneti Spina e a vice-presidente
Pilar Álvares Gonzaga Vieira

Nossa reunião foi conduzida pelo Orador, Acadêmico
Sergio Alves Gomes

A leitura do Credo Acadêmico, por
Clodomiro José Bannwart Jr.

MOMENTO DE DANÇA



Exibindo o Certificado de Participação


A Companhia Entrepassos de Dança - NAFI/CEFE/UEL, sob a coordenação de Paulo Ricardo Freschi Ferreira e Lucília Kunioshi Utiyama brindou os presentes com dois números bem distintos de dança: primeiro, um número onde os dançarinos esbanjaram sensualidade em seus movimentos; em seguida, apresentaram um verdadeiro samba de gafieira. 


___________________________________

"Etimologia das palavras da língua portuguesa"
Pelo Acadêmico Nelso Attílio Ubiali

Etimologia exige muito conhecimento da língua latina e grega, tendo em vista que 80% das palavras do Português têm origem no Latim + 16% provindas do Grego, mas também estas vindas ao português através do Latim.  Os 4% restantes vêm de outras línguas.
No início, as palavras têm um sentido original, primitivo. Com o tempo, podem alterar o significado. Tal disciplina se chama Semântica: mudança de sentido das palavras através dos tempos. 
O Acadêmico apresentou vários exemplos, citando as palavras comer. conclave, correio, estátua, aluno, conde, caderno/livro, rivais, testículo, porta, janela, paciente/paciência/paixão, vagabundo, zona, veado, selo, combustível, hóspede/hospital/hospício.
A Academia certamente terá novas oportunidades de relembrar a etimologia das palavras de nossa língua portuguesa,com o Acadêmico Nelso Attílio Ubiali.
___________________________________

"Gratidão"
Pelo Acadêmico José Ruivo

O Dr. José Ruivo fez uso da palavra para homenagear o Dr. José Gonzaga Vieira, que faleceu  há 15 anos, no dia 10 de dezembro de 2009 e lembrou que na mesma data em 2001 era inaugurada a Casa de Cultura, hoje Instituto Cultural José Gonzaga Vieira.
O Acadêmico recordou uma amizade que se prolongou por mais de 20 anos, enaltecendo a lhaneza de trato, a grande inteligência, a vastíssima cultura e o amor do homenageado pelas artes e pelas letras. Lembrou do amigo que tinha especial preferência por biografias dos homens que escreveram a história, buscando entender suas psicologia e motivações.
Enalteceu a elegância no comportamento do  amigo Gonzaga Vieira, sua abertura de espírito, seu "livre pensar", a fé - guardada no fundo da sua alma -, a generosidade com os necessitados, o amor extremo pela família, a dedicação aos amigos - qualidade que o tornam sempre presente na memória daqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver.
Citou a Casa de Cultura (agora Instituto Cultural José Gonzaga Vieira) como uma obra de grande mérito em benefício dos estudiosos e dos amantes das letras e das artes, que por esforços de sua viúva, Acadêmica Pilar Álvares Gonzaga Vieira, hoje acolhe nossa Academia para as reuniões mensais.
O Acadêmico José Ruivo mencionou ainda que lhe pareceu oportuno, após a homenagem prestada à Acadêmica Pilar Álvares Gonzaga Vieira na Sessão Solene de 25/11 deste ano, lembrar a memória do homem que, com o exemplo de sua vida e seu trabalho, deu origem aos bens de que nossa Academia hoje está desfrutando.
___________________________________

38 ANOS DE ACADEMIA

"A Trajetória da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina"
Produzido e apresentado pelo Acadêmico Julio Ernesto Bahr

Foi exibido um áudio-visual com o resumo dos 38 anos de atividades da Academia desde a sua fundação pelo Dr. João Soares Caldas e a instalação na ACIL - Associação Comercial e Industrial de Londrina em 1978, apresentando fotografias de pessoas das mais destacadas à época presentes à reunião, além das figuras ilustres que compuseram a primeira mesa diretiva.
Foram exibidas também algumas fotografias dos primeiros Acadêmicos, o diploma da declaração de Utilidade Pública em 1979, as várias cerimônias de posse na renovação dos membros efetivos, as participações de vários palestrantes, visitas ilustres recepcionadas na Academia, mini-biografias dos dois presidentes falecidos e a cerimônia da outorga, pela Câmara Municipal de Londrina, da Medalha Ouro Verde em 2014.
O aúdio-visual mostrou ainda a participação da nossa Academia nos Encontros das Academia de Letras do Paraná em 2014 e 2016, a Sessão Solene comemorativa dos 38 anos de atividades em novembro deste ano, além da relação atual dos Acadêmicos. 
___________________________________

APRESENTAÇÃO MUSICAL


As cantoras líricas Vera Franzin (canto-soprano-piano), à esquerda, e Cáren Lícia Gonçalves (canto - soprano), nos brindaram com uma mini-audição apresentando:
Quem sabe? (Antônio Carlos Gomes) - Modinha,1859/60.
Poema de Dr. Francisco Leite de Bittencourt Sampaio. Duo - Vera Franzin e Cáren Lícia - Gonçalves. 
Ich Harrete des Hern (Lobgesang) - Felix Mendelssohn, 1840. Duo - Vera Franzin e Cáren Lícia Gonçalves. 
Depp River (Negro Espiritual - anônimo). Solo - Vera Franzin e Duo - Vera Franzin e Cáren Lícia Gonçalves.

Entrega dos Certificados de Participação
________________________________________________________

"BREVIÁRIO FILOSÓFICO"
Pelo Acadêmico Clodomiro José Bannwart Jr.


Na sua apresentação, o Acadêmico abordou a responsabilidade integral (tema e título do seu livro recém-lançado), que trata de metodologia estratégica para o desenvolvimento pessoal, corporativo e educacional.
Oportunamente será incluído neste espaço um resumo da sua apresentação, que está sendo preparado pelo autor.
___________________________________
MOMENTO DA TROVA


A Acadêmica Leonilda Yvonneti Spina fez uma explanação sobre a União Brasileira de Trovadores (UBT), oficialmente fundada no Rio de Janeiro, em 1966, por iniciativa do odontólogo e escritor Gilson de Castro, que adotou o pseudônimo artístico de Luiz Otávio. Juntamente com outros trovadores, ele criou os Estatutos e Regimento Interno dessa entidade, destinada a agregar os amantes da trova literária, estabelecendo as regras para a sua elaboração.
Hoje a UBT conta com mais de três mil trovadores e possui delegacias e seções espalhadas por todo o país.
Explicou a presidente que, para a UBT, a trova não é uma simples quadra popular, mas um tipo de poesia de sentido completo, sem título, formada apenas por uma estrofe de quatro versos (linhas) de sete sílabas poéticas, sendo que o primeiro verso deve rimar com o terceiro e o segundo com o quarto. As trovas podem ser líricas, filosóficas ou humorísticas.
Durante todo o ano são realizados concursos e Jogos Florais, em inúmeros estados, com participação ativa dos trovadores, que recebem como premiação troféus, medalhas e certificados.
Comentou que Londrina contava com uma seção da UBT, que aos poucos foi se enfraquecendo, em função do estado de saúde da presidente daquela entidade, a Acadêmica Maria Aparecida Machado Frigeri, exímia trovadora.
Informou que a Academia irá incentivar a realização de encontros e oficinas, para que as pessoas interessadas conheçam as orientações estabelecidas pela UBT e Londrina possa novamente participar do movimento trovadoresco nacional.
Em seguida, todos os presentes, com muito entusiasmo, participaram da leitura de trovas de diversos autores, que haviam sido distribuídas. 

___________________________________

ENCERRAMENTO








 

Para fechar o ano com chave de ouro após tantas realizações, entre eleição para a nova Diretoria, participação no XI Encontro de Academias de Letras do Paraná em Curitiba, comemoração dos 38 anos da Academia, palestras de altíssimo nível, renovação do quadro de Membros Efetivos, presença de várias personalidades londrinenses às reuniões e uma frequência cada vez maior de interessados em sorver cultura, os presentes cantaram juntos a canção "Noite Feliz", para em seguida levantar um brinde, externando o desejo de um feliz Natal e um novo ano de muitas realizações na vida pessoal, profissional e acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário